Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
05/dez/2012

Fisioterapia Cardiovascular

De 20 de dezembro de 2012 a 21 de janeiro de 2013 Prova escrita e entrevista: 4 de fevereiro de 2013

>Link: Reabilitação Cardiovascular. Bases Fisiológicas, Fisiopatológicas e o Ensino das Práticas Terapêuticas

 

Informações: (16) 3602-2782

 

O programa de Reabilitação Cardiovascular da Divisão de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo foi criado há mais de 10 anos e contempla as fases I, II, III e IV da reabilitação cardiovascular, em portadores de cardiopatia, com ênfase em cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca e síncope neurocardiogênica. É conduzido por uma equipe multiprofissional composta por cardiologistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros. Objetivos: Capacitar o profissional para atuar em reabilitação cardiovascular através de conhecimentos teórico-práticos. Aprimorar o conhecimento do profissional na área de prevenção e terapêutica das doenças cardiovasculares. Aproximar o aprimorando do ambiente de pesquisa científica nas áreas de reabilitação cardiovascular e fisiologia do exercício.

 

Atividades desenvolvidas:

·                     Reabilitação cardiovascular Fase I (atendimento de pacientes cardiopatas internados na enfermaria de Cardiologia e na Unidade Coronariana do HC- FMRP- USP);

·                     Supervisão das sessões de reabilitação cardiovascular Fases II e III;

·                     Acompanhamento nos testes ergométricos, ergoespirométricos e prescrição do exercício;

·                     Acompanhamento em exames de Tilt-Test;

·                     Realização de Testes de Caminhada de Seis Minutos;

·                     Atendimento no Ambulatório de Reabilitação Cardiovascular;

·                     Conteúdo teórico: aulas, seminários e discussões de casos envolvendo os principais temas de Cardiologia, Fisiologia do Exercício e Reabilitação Cardiovascular e Políticas de Saúde/SUS.

 

O programa de aprimoramento do HC-FMRP é credenciado junto à Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP), tem duração de 2 anos, sendo oferecida uma vaga para o primeiro colocado no concurso, com recebimento de bolsa com valor fixado pelo CONFORPAS (Conselho Estadual de Formação Profissional na Área de Saúde). São oferecidas ainda 02 vagas para programa especial de treinamento, sem remuneração, obedecendo a ordem de classificação do concurso.

 

Coordenador:

Prof. Dr. Lourenço Gallo Junior - Professor Titular da FMRP- USP



Arquivos para Dowload:


Aprimoramento em Fisioterapia Cardiovascular (Folder)