Tamanho da fonte: Diminui fonte Aumenta fonte
24/jun/2017

Médico do HC premiado

Geriatra do HC é o primeiro médico brasileiro premiado pela Sociedade Americana de Oncologia por trabalho na área de cuidados paliativos


O médico assistente da área de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência do HCFMRP e vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, André Filipe Junqueira dos Santos foi o primeiro médico brasileiro contemplado com prêmio International Development and Education Award in Palliative Care (IDEA-PC), entregue pela Conquer Cancer Foudation da American Society of Clinical Oncology (ASCO).  O doutor André recebeu o premio durante um congresso que participou entre os dias 2 e 6 de junho em Chicago. Posteriormente, visitou o serviço de Cuidados Paliativos na Universidade de Stanford, na Califórnia, visando conhecer a experiência em assistência e discutir parceria para pesquisas.


A escolha do vencedor levou em consideração a produção científica e o real impacto do trabalho de cuidados paliativos realizado na instituição onde atua. Atualmente, o doutor André é médico dos serviços de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência do HCFMRP. A missão dele e da sua equipe é garantir aos pacientes portadores de uma variedade de condições ameaçadoras da vida  sua qualidade de vida, minimizar seu sofrimento, assim como dos seus familiares, durante sua estadia no serviço. Esse atednimento considera pacientes de todas as idades com doenças avançadas que passam por uma fase aguda, desde de câncer, demência e AVC, como paradas cardiorrespiratória ou traumas graves. A proposta é trazer a realidade da morte para este contexto de emergência e avaliar estratégias de amenizá-la.

Para o doutor André Filipe, "a premiação, oriunda da maior instituição americana de oncologia, é mais um indício de que os cuidados paliativos estão crescendo no Brasil. Espero que nos próximos anos muitos brasileiros tenham oportunidade de recebê-lo também".