Dúvidas Frequentes

Pesquisar Dúvida

Como chegar ao HOSPITAL DAS CLÍNICAS CAMPUS?

Do Terminal Rodoviário: Você poderá chegar ao HC utilizando as linhas de ônibus urbano. As linhas disponíveis são: G0306 – Cidade Universitária; J0346 – Santa Cruz/Hospital das Clínicas; G0206 – Hospital das Clínicas; J0336 – Castelo Branco/Hospital das Clínicas; J0409 – Sumaré/Hospital das Clínicas; G0406 – Jardim Recreio; J0309 – Jardim Independência/ Hospital das Clínicas. Do Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto a linha de ônibus da empresa TRANSURB K0302 – Jardim Aeroporto levará você ao Terminal Rodoviário. Em seguida, você terá que fazer integração com uma das linhas descritas acima com destino ao Hospital.
Ambulâncias ou Ônibus Municipais: O paciente deverá agendar a viagem na Secretaria Municipal de Saúde ou Unidade Básica de seu Município. Ao chegar ao HC de ambulância, você desembarcará em frente à Portaria do Ambulatório. Se você vier de ônibus, você desembarcará na Plataforma de Embarque e Desembarque. Depois disso, você precisará andar cerca de 160 metros até a entrada do Ambulatório. Sendo assim, se você tiver dificuldades de locomoção, avise o motorista ou o responsável pelo transporte de seu município.
Veículo Próprio: O Hospital oferece estacionamento pago, localizado no final da rua de acesso ao Ambulatório. Existem vagas disponíveis em frente ao Ambulatório para Portadores de Necessidades Especiais e/ou com dificuldades de locomoção. Para ter acesso à vaga o paciente deverá exibir credencial, emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito, sobre o painel do veículo ou em local visível para efeito de fiscalização; Existem ainda algumas vagas disponíveis no final da rua de acesso do Ambulatório.

Como consultar no HC CAMPUS?

Somente será atendido no HC o paciente encaminhado pela Secretaria da Saúde da cidade em que mora.

Como obter informações sobre pacientes?

Não são fornecidas informações médicas por telefone.
Utilize o telefone 16-3602-1111 para verificar se o seu familiar deu entrada neste hospital, ou para obter o Boletim Médico do Centro de Terapia Intensiva das 10 às 12h diariamente.

Como proceder na Alta Hospitalar?

Próximo à alta é importante que a pessoa que vai cuidar do paciente acompanhe os cuidados de enfermagem para saber como devem ser realizados e quando necessário obter as orientações da equipe multidisciplinar;
A continuidade do tratamento depende dos documentos que o paciente leva consigo ao deixar o hospital. Por isso, fique atento, pergunte e solicite à equipe de saúde os seguintes documentos:
- Guia de contra referência;
- Receituário em 02 vias;
- Atestado médico;
- Cartão de consulta de retorno médico;
- Declaração para acompanhante, no caso de pacientes da pediatria.
- O comparecimento aos retornos, que porventura estiverem agendados após a alta hospitalar, será de extrema importância para o seu familiar, portanto fique atento à todas as datas agendadas e siga as indicações e orientações fornecidas pela equipe de saúde;
- Caso o paciente esteja em tratamento médico no HC e na ocasião da internação tenha perdido retorno, este será agendado na alta.
- É fundamental trazer roupa para o paciente sair do Hospital, e se estiver acamado, trazer lençóis para a maca da ambulância;
- Lembre-se de retirar os pertences e valores deixados na Seção de Controle de Leitos.

Como remarcar consultas?

As consultas são agendadas em dias da semana definidos pela equipe médica, por isso não é possível atendimento em outra data.
Caso falte a consulta, remarque por: e-mail: remarcaretorno@hcrp.usp.br ou pessoalmente no balcão onde é atendido. Não é permitida a remarcação e agendamento de consultas e exames por telefone.

Como ser atendido na UNIDADE DE EMERGÊNCIA?

A Unidade de Emergência não possui serviço de pronto-atendimento médico. Para que o paciente seja atendido é necessário um encaminhamento médico e autorização da CURM.
A Unidade de Emergência atende urgência e emergência em nível terciário (alta complexidade), atendendo pacientes encaminhados pela central única de regulação médica (CURM).
Cabe a CURM receber e avaliar as solicitações de internação ou transferência hospitalar, estabelecendo as prioridades e o fluxo de pacientes nos hospitais conveniados ao SUS.
O paciente de Ribeirão Preto deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou acionar a central única de regulação médica (CURM), através do telefone 192.
Os pacientes das demais cidades da região deverão ser atendidos em seu município. Se houver necessidade de encaminhamento para o hospital, o médico deverá tomar as providências, através da CURM, pois somente esta autorizará o acesso dos pacientes aos hospitais conveniados ao SUS.

O que trazer para a consulta e exames no HC CAMPUS?

Na primeira vez que vier ao HC, o paciente deverá dirigir-se ao setor de registro, com documentos pessoais, comprovante de residência, guia de referência e confirmação do agendamento, cartão de consulta do HC (se tiver) e resultados de exames realizados anteriormente.
No retorno, o paciente deverá trazer: cartão de consulta do HC; documentos pessoais, medicamentos que estiver em uso; número de telefone do serviço de transporte do seu município, caso necessário.Para realização de exames e procedimentos, o paciente deverá trazer cartão de consulta do HC; documentos pessoais, medicamentos que estiver em uso; número de telefone do serviço de transporte do seu município, caso necessário.Em alguns exames é necessária a sedação. Assim, você deverá vir com um acompanhante maior de 18 anos que possa lhe ajudar; se necessário; Pergunte onde é o local para realizar a coleta de sangue, e se há possibilidade de realizar no seu município. Existem Postos de Coleta de Sangue do HC nos seguintes locais: Batatais; Serrana; Hospital das Clínicas - Unidade de Emergência; Centro de Saúde Escola - CSE da Rua Cuiabá. Sempre que vier ao ambulatório não se esqueça de trazer: remédios que você está tomando, alimentos, copo para beber água, mamadeira, fralda, etc., troca de roupa ou agasalho. Tenha sempre em mãos o número do telefone do serviço de remoção de seu município.

O que trazer para internação na UNIDADE DE EMERGÊNCIA?

No ato da internação, o paciente recebe um enxoval com: roupa de cama e toalha de banho para uso exclusivo.
Esse enxoval é trocado pela equipe da enfermaria e deve permanecer no leito após a alta do paciente.
Itens de uso pessoal devem ser trazidos de casa pelo paciente como chinelo, sabonete, shampoo, escova de dente e pasta.

O que trazer para internação no HC CAMPUS?

No ato da internação, o paciente recebe um enxoval com: roupa de cama e toalha de banho para uso exclusivo.
Esse enxoval é trocado pela equipe da enfermaria e deve permanecer no leito após a alta do paciente.
Itens de uso pessoal devem ser trazidos de casa pelo paciente como chinelo, sabonete, shampoo, escova de dente e pasta.

Posso ter acompanhante durante a internação na UNIDADE DE EMERGÊNCIA?

Durante a internação do paciente é permitida a permanência de um acompanhante para pacientes com até 18 anos incompletos, pacientes maiores de 60 anos, pacientes com necessidades especiais.
Todos os acompanhantes serão cadastrados, mediante apresentação de documento com foto, no serviço de registro e controle de leitos, no momento da entrada do paciente no hospital.
Todos os visitantes e acompanhantes receberão um crachá de identificação e deverão portá-lo visivelmente.

Qual horário de funcionamento da Ouvidoria?

A Unidade de Emergência possui espaços de escuta e participação para receber seus elogios, sugestões e críticas, com a presença de um Ouvidor Público de 2ª a 5ª feira das 13 às 19 horas e as 3ª,4ª e 5ª feiras das 7 às 13 horas.
Em cada andar está disponível uma urna onde podem ser depositadas suas opiniões sobre a assistência prestada.
O contato poderá ser feito pessoalmente, por telefone:
(16) 3602-1010 ou e-mail: ouvidoriaue@hcrp.usp.br

Qual horário de visitas na UNIDADE DE EMERGÊNCIA?

Sala de Urgência (Box) - 14 às 20h (direito a acompanhante)
Sala de Trauma/Estabilização Clínica/Ortopedia - 15 às 17h
Pediatria - Ambulatório e Enfermaria - 14 às 20h
Enfermaria MI - 14 às 20h
CTI 1ºandar - 15 às 17h
Enfermaria Clínica Médica e Isolamento - 14 às 20h
Semi Intensivo - 15 às 17h
Unidade Coronariana - 15 às 17h
Enfermaria Neurologia, Neurocirurgia e Cirurgia - 14 às 20h
Centro de Terapia Intensiva - 15 às 17h (Limitado em 04 visitantes, entrando de 2 em 2
Das 16 às 17h os 2 últimos familiares receberão informação médica)
Boletim Médico – fornecido diariamente das 10 às 12h pelo telefone 16-3602-1111.
Recuperação Anestésica - 15 às 17h
Unidade de Queimados - 15 às 17h
O uso de avental, máscara e luvas, quando indicado, devem ser seguidos por familiares e cuidadores;
É proibida a entrada de visitantes e acompanhantes com shorts, bermudas curtas, bustiês, roupas transparentes, inadequadas a ambiente hospitalar.

Qual horário de visitas no HC CAMPUS?

Enfermarias Adulto - diariamente das 14 às 20 horas (2 visitantes por vez).
Enfermaria da Pediatria - diariamente das 14 às 20 horas (1 visitante por vez).
Centro Obstétrico - diariamente das 14 às 18 horas (1 visitante por vez).
CTI Adulto e UCO - diariamente das 12:00 às 12:30 e 17:00 às 17:30 hs (2 visitantes por vez)
CTI Pediátrico - diariamente das 12:00 às 12:30 e 17:00 às 17:30 hs. (pai, mãe e mais 2 visitantes).
CTI Neurocirurgia - segunda a sábado das 11:00 às 11:30 e 17:00 às 17:30 hs (2 visitantes por dia) e domingo das 11:00 às 12:00 e 17:00 às 18:00 hs (2 visitantes por vez)
Enfermaria de Unidade Pós- Operatória de Cirurgia Torácica e Cardiovascular - diariamente das 15:00 às 16:00 hs (2 visitantes por dia).