AUXÍLIOS AUDITIVOS
Entrega dos Aparelhos Amplificação Sonora Individual (AASI) aos pacientes
Atualmente, o governo federal autoriza o benefício de entrega de aparelho auditivo a 60 pacientes mensais, ou seja, 120 aparelhos auditivos, mas somente se os 60 pacientes necessitarem de aparelhos bilateralmente, portanto este número poderá ser menor na dependência das indicações naquele mês em questão.

Estando cadastrado no programa de saúde auditiva do HCRP, o paciente será submetido a uma avaliação fonoaudiológica e otorrinolaringológica com indicação uni ou bilateral do aparelho de amplificação sonora individual. Outros exames audiológicos ou de imagem serão realizados na dependência da necessidade do diagnóstico etiológico da perda de audição.

No mesmo dia da indicação o paciente será submetido ao procedimento fonoaudiológico de pré moldagem do conduto auditivo externo para a confecção final do molde para o aparelho auditivo.

O paciente então será agendado para o teste dos aparelhos auditivos indicados, consideradas as características da perda auditiva e dos aparelhos disponíveis para testes. Os pacientes serão encaminhados com a indicação do tipo de equipamento (retro-auricular, intra-canal, etc), do tipo de tecnologia (A, B ou C), e do número de aparelhos a serem testados (uni ou bilateral). Este procedimento será realizado pela fonoaudióloga do programa de saúde auditiva.

A entrega dos AASI aos pacientes será realizada pelas próprias empresas, nas dependências do ambulatório de otorrino do HC — casa 20, às quartas-feiras pela manhã, de acordo com agendamento feito pelo setor de fonoaudiologia.  Solicita-se que as empresas encaminhem à fonoaudióloga do programa, com antecedência, a lista de pacientes que serão contemplados em cada ocasião, para que seja providenciado o preenchimento antecipado das APACs, o que agiliza a burocracia da entrega. Nessa relação, devem constar nome dos pacientes, tipo de perda, tipo e número de AASI a serem entregues. Os aparelhos que não forem entregues no dia determinado serão devolvidos ao setor de consignação. Sob nenhuma hipótese permanecerão aparelhos guardados no ambulatório de otorrinolaringologia (casa 20), tampouco a entrega poderá ser feita pelas fonoaudiólogas do serviço de saúde auditiva.

Na ocasião da entrega, deverá ser fornecida a cartilha com orientações quanto ao manuseio do equipamento, bem como agendado retorno no Ambulatório de Amplificação Sonora Individual (AASI), seguindo as especificidades para adultos e crianças.


COMO CONSEGUIR ...
Recepção
Passo a passo para você ser atendido no CER
INCLUSÃO ESCOLA...
HCRP
Critérios básicos para a inclusão do aluno com de...