31/mar/2014
TERAPIA OCUPACIONAL S. MENTAL
Aprimoramento de Terapia Ocupacional em Saúde Mental
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP é uma instituição credenciada junto à Fundação para o Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP), para realização de Programas de Aprimoramento Profissional (PAP), na área da Saúde oferecendo cursos deste nível para profissionais não médicos. Atualmente, a administração dos cursos no HC está sob a responsabilidade da Comissão dos Programas de Aprimoramento (COPAP), órgão vinculado ao CEAPS, Conselho Deliberativo, Diretoria Clínica e Superintendência do HCFMRP-USP.

 Este programa é direcionado a profissionais de nível superior que atuam na área de saúde, constituindo modalidade de ensino que propicia aprofundamento de conhecimentos científicos e proficiência técnica decorrentes de treinamento em serviço, sob regime de dedicação exclusiva.

Os programas têm duração de 1 ou 2 anos, com carga horária semanal de 40 horas, funcionando sob a responsabilidade dos Serviços, em que estão vinculados, que integram o complexo HC, sob orientação de profissionais competentes desses Serviços.

Programa de Aprimoramento Profissional de Terapia Ocupacional em Saúde Mental

O Programa de Aprimoramento Profissional Terapia Ocupacional em Saúde Mental é destinado à recém-graduados do curso de Terapia Ocupacional, recebe bolsa FUNDAP com duração de um ano. O aprimorando atuará nos Ambulatórios de Terapia Ocupacional da Infância, Adolescência, Adulto, Idoso, e no serviço de semi-internação Hospital-Dia.

Os objetivos são fornecer complementação teórica prática em saúde mental, capacitá-lo na utilização de bases e métodos de avaliação, registro, elaboração diagnóstica, estratégias e intervenções, proporcionar conhecimento da estrutura psíquica do ser humano, das áreas de ocupação e desempenho e da influencia das diferentes dinâmicas culturais nos processos de inclusão, exclusão e estigmatização.

O processo de aprendizagem inclui atendimentos individuais, grupais e externos, supervisões, orientações aos familiares, reuniões clínicas, aulas e seminários.