13/ago/2019
RESIDÊNCIA EM FISIATRIA
Programa de Residência em Medicina Física ou Fisiatria
O CER é cenário de atuação dos médicos residentes em Fisiatria, Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Reumatologia, Pneumologia, Urologia e Geriatria.

Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que geram algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves - como uma dor nas costas (lombalgia) - até lesões mais graves como seqüelas de um derrame cerebral (acidente vascular cerebral).

Seu principal objetivo é restabelecer as funções prejudicadas pela doença, utilizando múltiplos recursos e, muitas vezes, trabalhando em associação com outros profissionais de saúde.

Qual o papel do fisiatra no tratamento?

O médico fisiatra pode trabalhar de diferentes maneiras: atendendo um paciente diretamente, atendendo junto a uma equipe multidisciplinar ou, ainda, atuando como consultor para outros especialistas.

Os casos de lesões graves (com maior grau de incapacidade) geralmente são mais bem abordados por uma equipe multidisciplinar que envolve vários profissionais como fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermeiro, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social, entre outros. O fisiatra atua como coordenador da equipe, organizando um grupo de discussão (que define em conjunto as condutas a serem tomadas) e responsabilizando-se ética e legalmente pelas terapias prescritas.

A fisiatria não se restringe a uma especialidade médica; é um trabalho integrado médico, social e vocacional - de reabilitação. É por isso que a qualidade de vida dos pacientes submetidos ao tratamento fisiátrico melhora significativamente.

Fonte
Adaptação do folheto da american academy of physical medicine & rehabilitation.

Residência no HCFMRP-USP

No HC são disponibilizadas 2 vagas com acesso direto todos os anos. 

A formação tem duração de 3 anos, abordando os seguintes temas:
- Reabilitação nas afecções musculoesqueléticas 
- Dor crônica incapacitante 
- Amputações 
- Paralisia cerebral 
- Reabilitação nas afecções neurológicas, transtornos cognitivos e do movimento 
- Reabilitação na infância e idade avançada 
- Reabilitação nas afecções cardio-respiratórias 
- Avaliação da incapacidade 
- Avaliação laboratorial da marcha 

O residente terá acesso à um ambiente de trabalho com equipe multiprofissional experiente na condução de pro-gramas de reabilitação e no atendimento de pacientes com demandas de alta complexidade, além dos ambulatórios e enfermarias especializados do HCFMRP-USP nas diversas áreas de atuação de reabilitação.

Maiores informações sobre o processo seletivo: www.hcrp.usp.br