01/abr/2014
COMO CONSEGUIR ATENDIMENTO
Passo a passo para você ser atendido no CER
O SUS é dividido em três níveis de complexidade: baixa (unidades básicas de saúde), média (hospitais secundários e ambulatórios de especialidades) e alta complexidade (hospitais terciários).

O paciente inicia seu atendimento no nível de baixa complexidade, ou seja, nas unidades de saúde e é encaminhado conforme a necessidade e a complexidade de seu quadro clínico para os demais níveis.

Assim, pacientes de alta complexidade atendidos, por exemplo, em unidades básicas de saúde ou em hospitais secundários, podem ser encaminhados (referência) para hospitais de alta complexidade (hospitais terciários).

Depois de ter sua necessidade atendida e seu quadro clínico estabilizado, o paciente é reencaminhado (contra-referência) para uma unidade de menor complexidade, para dar seguimento ao tratamento.

O modelo SUS de hierarquização do sistema e de referência e contra-referência do paciente procura garantir ao cidadão acesso aos serviços do sistema público de saúde - desde o mais simples até o mais complexo -, de acordo com as reais necessidades do tratamento.

O Centro de Reabilitação, assim como no HC, é uma unidade de alta complexidade. Assim, você primeiro deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Caso o médico julgue necessário, ele o encaminhará para o CER através de guia de referência informatizada.

No CER não são atendidos pacientes que não estejam agendados, a exemplo do que acontece no HC.