12/ago/2019
DINAMOMETRIA ISOCINÉTICA
Exames de dinamometria isocinética
Adquirido pelo Hospital das Clínicas, o dinamômetro isocinético tem sido utilizado pelo CER para avaliação e tratamento de alterações músculo-esqueléticas.
 
Este equipamento avalia quantitativamente o desempenho muscular do indivíduo, tais como, força, trabalho, potência e resistência, podendo analisar isoladamente cada grupo muscular. Isto possibilita o tratamento e prevenção dos desequilíbrios musculares em pacientes com ou sem lesões da maioria das articulações, como joelho, tornozelo, quadril, coluna, ombro, cotovelo e punho. 

O CER conta com uma equipe de fisioterapeutas qualificados para o manuseio do aparelho, interpretação e conclusão dos exames. A avaliação isocinética tem o intuito de auxiliar nos critérios sobre a recuperação após cirurgia e/ou reabilitação e também critérios para o retorno às atividades laborais e esportivas. Atualmente, há uma rotina de avaliações específicas para lesões do joelho, ombro, quadril e amputações de membros inferiores. Além disso, o equipamento é utilizado em pesquisas de mestrado e doutorado em diversas áreas do conhecimento.