21/fev/2014
GERONTOLOGIA
Gerontologia
O ambulatório de Gerontologia CER-HCFMRP-USP presta assistência aos pacientes idosos com perdas da funcionalidade devido diversas doenças: problemas neurológicos/ AVC, polineuropatias; problemas músculoesqueléticos/artrite; diabetes; déficit cognitivo depressão/ Síndromes Demenciais (Alzheimer, Vascular, Mista, Corpúsculo de Lewvy e Parkinson ), dentre outras. 
Os objetivos da reabilitação é recuperar e ou manter a funcionalidade do idoso, prevenção de complicações e treino das atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, participação social, lazer, com o melhor nível de independência e autonomia.
Entende-se que as perdas funcionais podem afetar tanto os aspectos físicos, emocionais como cognitivos, com repercussão sobre os papéis ocupacionais/atividades do cotidiano, o que justifica a assistência multiprofissional (médicos geriatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionista e assistentes sociais). 
O atendimento se inicia pela avaliação integrada multiprofissional e participação no grupo de acolhimento, com orientações sobre o funcionamento do serviço. O programa de reabilitação pode acontecer de forma individual ou grupal ou em grupos de orientação (para pacientes e/ou cuidadores). Existem, ainda, grupos de reabilitação cognitiva e estimulação cognitiva visitas domiciliares de acordo com a demanda dos pacientes. Encaminhamento para ambulatório de Confecção de Órtese de Membros Superiores e Ambulatório de prescrição e dispensação de dispositivos de auxílio.