18/mar/2014
CARDIOVASCULAR
Programa de Reabilitação Cardiovascular
O programa de Reabilitação Cardiovascular é um conjunto de atividades necessárias para garantir e melhorar a condição física, mental e social das pessoas que possuem algum nível de limitação ou incapacidade funcional relacionada com as doenças cardiovasculares. Dentro do programa a atuação da equipe multiprofissional tem papel fundamental na promoção da qualidade de vida destes pacientes, onde participam médicos, fisioterapeutas, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, nutricionista, terapeuta ocupacional e psicólogo.
 
O programa de Reabilitação Cardiovascular do Centro de Reabilitação do Hospital das Clinicas da FMRP/USP contempla as fases I, II, III e IV da reabilitação cardiovascular, em portadores de cardiopatia, com ênfase em cardiopatia isquêmica e insuficiência cardíaca.

Na Fase III o fisioterapeuta atua diretamente na orientação da prática do exercício físico de forma segura e eficaz. A prática de atividade física regular é capaz de agir na prevenção de doenças cardiovasculares e como tratamento não farmacológico dessas doenças, melhorando a qualidade de vida do paciente.