09/set/2019
APRESENTAÇÃO
Informações sobre o Centro de Reabilitação do HCFMRP-USP
A Organização Mundial de Saúde define a deficiência como parte da condição humana, em que quase todos estarão temporária ou permanentemente incapacitados em algum momento da vida. A deficiência é uma situação existencial complexa e as intervenções para superá-la são múltiplas e sistêmicas, necessitando de cuidados especializados e multidisciplinares.

Dentro deste contexto o Centro de Reabilitação do HCRP (CER-HCRP), completou 10 anos de atuação em dezembro de 2017, atuando nas áreas de Reabilitação Física, Visual, Auditiva, Intelectual, Ostomia e Múltiplas Deficiências, além da dispensação de órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e auxílios ópticos. O CER-HCRP é referência em reabilitação de alta complexidade para Ribeirão Preto e região, assistindo todo o Complexo HCRP e interagindo com 90 municípios da RRAS 13 que soma uma população de mais de três milhões e trezentos mil habitantes. O Centro de Reabilitação (CER) é uma unidade administrativa e operacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ¿¿ HCFMRP-USP criado por uma iniciativa dos serviços de ortopedia, cardiologia e pneumologia em 2000 e reconhecido pelo Ministério da Saúde como Serviço de Reabilitação e dispensação de órteses prótese e meios auxiliares de locomoção em 2001 como referência para as regiões das Delegacias Regionais de Saúde de Ribeirão Preto (XIII), Barretos (II) e Franca (VIII). Sua inauguração ocorreu em 14 de dezembro de 2007, sob a coordenação inicial do Prof. Dr. Helio Rubens Machado, ocupando andar térreo do edifício que viria a sediar o HC Criança, ainda inacabado na época. No período entre Novembro de 2013 e Junho de 2015, sob a coordenação do Prof. Dr. Edgard Eduard Engel, as atividades do CER foram temporariamente transferidas para o edifício que sediara previamente a Creche do HCFMRP para garantir a conclusão das obras do HC Criança e realização das modificações estruturais necessárias para o retorno ao seu sítio original e compartilhamento de estrutura física e administrativa com o ambulatório de Ortopedia do Hospital. Desde junho de 2015, o CER ocupa o subsolo do edifício do HC Criança, parte do subsolo do prédio principal do HCFMRP e parte do edifício técnico adjacente, numa área construída de cerca de 2800m2. A coordenação atual é exercida pelo Prof. Dr. Marcelo Riberto.

Atualmente a equipe é composta 150 profissionais de diferentes formações, dentre eles: Fisioterapeutas, Médicos, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais, Assistente Social, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Educador Físico, Ortoptista, Pedagoga, Técnico Ortopédico, além de Equipe Técnica e Equipe Administrativa